Teatro

Teatro

O trabalho realizado na disciplina e no clube de Teatro pelos professores tem procurado desenvolver duas dimensões indissociáveis: a dimensão programática e a dimensão concreta da planificação, preparação e apresentação do projeto teatral.

Na dimensão programática, os alunos trabalham as competências fundamentais, tais como: utilização da linguagem específica do Teatro; construção, análise, compreensão e interpretação do texto dramático; construção de uma cultura geral vasta que vá ao encontro do carácter transdisciplinar; domínio dos conhecimentos específicos da disciplina; disponibilidade para estabelecer relações dinâmicas no seio de um grupo; capacidade de improvisação, dramatização e interpretação; utilização e colocação correta da voz, bem como posicionamento adequado do corpo em movimento e em repouso; capacidade de trabalho na preparação das tarefas propostas; estabelecimento de interação com um determinado público (dentro e fora do palco); capacidade de participação pertinente e responsável de forma espontânea e solicitada; exploração das capacidades dramáticas do uso da luz e do som; desenvolvimento de hábitos de fruição teatral; dinamização de uma diversidade de referências para a construção do “gosto pessoal” e desenvolvimento do sentido estético.

Na dimensão concreta do projeto teatral, dimensão essencial que procura conciliar a dimensão lúdica do “aprender fazendo” com a vertente curricular propriamente dita, as escolhas partem sobretudo de textos dramáticos do repertório nacional, clássico, universal e infanto-juvenil.

O resultado de todo o trabalho é apresentado ao longo do ano por várias iniciativas, tais como: apresentações teatrais à Comunidade Educativa e ao público em geral através das Mostras de Teatro, Saraus Culturais e Solidários, entre outras. Coordenado pelo departamento artístico, o teatro envolve outras vertentes artísticas, como a Música e as Artes Visuais, as primeiras na parte de instrumentação, acompanhamento musical e sonoplastia e as segundas na parte cénica e de divulgação.