Pastoral CRSI

 

A medida do amor de Deus é amá-Lo sem medida.
Não farei consistir o meu amor em palavras, mas em obras!
(Anais Históricos, cap. XL)

O Colégio da Rainha Santa Isabel é propriedade da Congregação de S. José de Cluny. A sua Fundadora, Ana Maria Javouhey, nasceu a 10 de novembro de 1779, em Jallange – França. Foi batizada no dia seguinte, festa de S. Martinho, na Igreja de Seurre. O dia do Baptismo sempre foi considerado por Ana Maria como o dia do seu aniversário. Por esse motivo, uma das grandes festas da Congregação e da Comunidade Educativa é o dia 11 de novembro.

“Fazer a Vontade de Deus é tudo”! É na procura e no cumprimento desta Vontade que Ana Maria encontra Cristo através de tudo. A sua fé descobre a Vontade Divina nos sinais dos tempos e nos apelos dos irmãos; responde com uma generosidade sem limites; põe-se ao serviço de todos: crianças e jovens a instruir, doentes abandonados a tratar, escravos a libertar, povos distantes a evangelizar.
A pedagogia Cluny aponta para três vetores formativos da pessoa humana – vetor escola, vetor católico e vetor cultural – orientadores das atividades e oferta formativa do Colégio da Rainha Santa Isabel.
Com a divisa de Ana Maria Javouhey, “estar em toda a parte onde há bem a fazer”, e inspirados nas palavras do Papa Francisco, “é possível construir uma nova civilização centrada no amor e na vida”, a Pastoral planifica e orienta várias atividades tais como:

Encontros de Reflexão do 7.º ao 12.º ano
Organizados por anos letivos, os Encontros de Reflexão são momentos de convívio e de reflexão, tendo em conta quer a formação humana, quer a formação espiritual, e pensados para cada faixa etária;

Roteiros Cluny do 5º e 6º anos
Pensados para os alunos do 2º Ciclo (5º e 6º anos), pretendem enraizar os alunos na espiritualidade Cluny, visitando algumas das comunidades da Congregação em Portugal e proporcionando momentos de convívio com as irmãs e momentos de reflexão e vivência da fé;

(H)Ora com Jesus
Pensado para todos os níveis de escolaridade, a (H)Ora com Jesus é um momento de oração durante uma hora que pretende aprofundar, estreitar e valorizar a relação pessoal dos alunos, Encarregados de Educação e restante Comunidade Educativa com Jesus;

Oração da Manhã
Como escola católica que é, todas as turmas do CRSI iniciam o seu dia fazendo oração comum ou comunitária, pensada e adaptada para cada faixa etária, iniciando o nosso dia com a bênção e o encontro com Jesus Cristo.

Catequese
O CRSI, em comunhão com a Igreja universal e com a Igreja local, oferece grupos de catequese até o 9º ano e respetivas preparações para as festas e celebrações próprias de cada ano catequético, tendo sempre o cuidado da integração na Igreja local.

Grupo de Preparação para o Crisma (para o Ensino Secundário)
A Pastoral do CRSI oferece a oportunidade aos alunos de fazerem uma caminhada espiritual de fé e discernimento com vista ao Sacramento da Confirmação (ou Crisma).

Grupo Pós-Crisma (para o Ensino Secundário)
O grupo de Pós-Crisma pretende ser um momento de aprofundamento da Fé, certamente mais adulta, mesmo que com dúvidas. Também pretende fazer uma ligação/preparação para as propostas de Fé ou de vivência da Fé na vida e na pastoral universitária.

Semana de Ana Maria Javouhey
A Semana de Ana Maria Javouhey acontece por volta do dia 11 de Novembro. Este dia, dia do Baptismo de Ana Maria, sempre foi considerado por Ana Maria como o dia do seu aniversário. Por esse motivo, uma das grandes festas da Congregação e da Comunidade Educativa é o dia 11 de novembro. Durante esta semana várias atividades são organizadas dando especial atenção à vigília de Oração para toda a Comunidade Educativa.

Celebrações Eucarísticas
São vários os momentos em que a escola proporciona e oferece a preparação de celebrações Eucarísticas tais como: Celebração Eucarística de Abertura, do tempo de Natal, do tempo Pascal, de Ação de Graças pelos Finalistas…

Sacramento da Reconciliação
Nos momentos litúrgicos mais fortes o CRSI convida os alunos que pretenderem a participar do Sacramento da Reconciliação.

Atividades do NEC (Núcleo das Escolas Católicas de Coimbra)
O Núcleo de Escolas Católicas de Coimbra pretende estreitar a relação das Escolas Católicas com a Diocese de Coimbra, integrando-se nas suas atividades, dedicando-se e dinamizando, em concreto, campanhas de solidariedade para uma instituição da cidade de Coimbra escolhida anualmente.

Banco Alimentar Contra a Fome
Em comunhão com o compromisso social da igreja e a em espírito de missão, o Colégio colabora nas campanhas organizadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome

“Entreguemos tudo nas mãos de Deus que saberá sustentar a Sua Obra.”
(Ana Maria Javouhey, carta 775