SPO

Serviço de Psicologia e Orientação
(Página em desenvolvimento)

Cursos Cientifico-Humanisticos do Ensino Secundário do CRSI

  • Natureza dos Cursos
  • Organização Curricular
  • Flexibilidade da Avaliação Externa
  • Saídas profissionais mais comuns

 

Os Exames fazem bem às Crianças!

Muitos filhos são objetivos curriculares e projetos de carreira para os seus pais. E isso não pode ser! As crianças precisam de errar para aprender. E, portanto, não é por se ser, hoje, um “pequeno génio” que, amanhã, se será uma pessoa perseverante e afoita e um inequívoco vencedor.

Ler o artigo aqui

Ansiedade aos exames. O que é e como lidar com ela.

“A ansiedade excessiva em situações avaliativas, determinantes para a vida escolar dos jovens, tais como a realização de testes, exames e apresentações orais (…) está associada, não só a um menor rendimento escolar, como também à não prossecução ou conclusão dos estudos universitários”. (Maria do Céu Salvador) Com os elevados níveis de competitividade que os nossos jovens encontram hoje, ao longo da sua escolaridade, tem-se verificado um aumento significativo do número de casos de ansiedade, com um impacto muito negativo na sua vida. Sabe-se hoje que a ansiedade pode causar graves limitações e comprometer o desenvolvimento, adaptação e funcionamento social e académico do adolescente.

A exposição a situações novas e a necessidade de as enfrentar e de lhes dar resposta são uma constante ao longo da vida de cada um. Parece-nos, por isso, de todo fundamental que os nossos alunos adquiram competências para aprender, o mais cedo possível, a lidar com situações geradoras de ansiedade. Por outro lado, os exames nacionais aproximam-se, o que foi mais uma razão que nos levou a abordar este assunto com os alunos. À semelhança do que aconteceu no passado ano letivo, a Dra. Maria do Céu Salvador (Diretora Clínica do Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – entidade com a qual o CRSI celebrou um protocolo de colaboração) realizou mais uma sessão, para os alunos do 11º ano de escolaridade, intitulada “Ansiedade aos exames: o que é e como lidar com ela”. Esta sessão decorreu no dia 15 de maio e pretendeu contribuir para a compreensão da ansiedade em situações de avaliação, bem como apontar algumas formas de lidar mais eficazmente com ela.